Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Maio, 2018 | Tecnologia

A Pirâmide Polimérica e as vantagens dos Polímeros

A Pirâmide Polimérica e as vantagens dos Polímeros


A história dos plásticos iniciou por volta de 1860, quando o inglês Alexandre Pakers iniciou seus estudos com o nitrato de celulosa, um tipo de resina que ganhou o nome de “Parkesina”. Em seu estado sólido, o material tinha como características principais a flexibilidade, resistência a água, cor opaca e fácil pintura.

Desde o início deste século, o crescimento da utilização de polímeros tem crescido com o passar dos anos. A “K Messe” de Düsseldorf (K de Dusseldorf), feira que apresenta a evidência do sucesso global das indústrias de plásticos e borrachas, trouxe dados de que entre 1950 e 2015, o consumo desses materiais cresceu mundialmente em média 8,5% por ano.

O aumento da população global e a melhoria geral do nível de vida mostram-se como os principais fatores desse crescimento. O efeito pode ser visto em vários mercados de aplicação, tais como embalagens, infraestruturas, construção, mobilidade e diversas outras áreas de aplicação nas quais os polímeros se tornaram  indispensáveis.

Além disso, a crescente substituição de outros materiais como madeira, aço, vidro e cerâmica vem acontecendo porque hoje já é possível contar com o desenvolvimento de polímeros com propriedades equivalentes. Na Pirâmide de Polímeros da Nord West observa-se que os materiais classificados no topo possuem características mais específicas, atendendo aos requisitos de produção mais detalhados, o que, por sua vez, implica em maior custo. Conforme a pirâmide se aproxima da base, os materiais dispostos também têm seus custos suas propriedades reduzidas.

 

Vantagens dos Polímeros

Dentre as vantagens da utilização de componentes poliméricos no lugar dos metálicos, certamente, a versatilidade desse material é um dos fatores que mais se destacam. Isso porque por conta da existência de diversos tipos diferentes de polímeros, além das combinações possíveis entre materiais, podem assumir diversas formas, texturas e cores.

A redução do custo de produção também pode ser destacada como um fator positivo desse material.Tal fato é possível devido ao tempo de produção necessário e o peso dos polímeros ser geralmente inferior ao dos metais.

Além disso, é necessário destacar que mesmo se tratando de um material leve e versátil, os polímeros se destacam justamente por propriedades como resistência ao desgaste, rigidez, baixo coeficiente de atrito e outras vantagens. Gigantes da indústria aeroespacial, como a fabricante Airbus, por exemplo, utiliza compósitos de PEEK nas aeronaves há mais de 25 anos.

 

Material do Futuro

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características biodegradáveis que alguns desses compósitos possuem. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Nord West
Compartilhe