Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Novembro, 2018 | Não categorizado

Peças que necessitam de grande precisão dimensional

Peças que necessitam de grande precisão dimensional


Por conta da versatilidade na indústria do plástico, a precisão das peças é um fator decisivo em diversas aplicações. Essas peças são usadas com frequência por indústrias de vários segmentos econômicos. Veja mais a seguir sobre alguns materiais aplicados e o processo de injeção e molde em peças que necessitam de grande precisão dimensional.

A precisão dimensional é extremamente importante para muitas aplicações. Por exemplo, é muito comum serem impressas peças que precisam encaixar perfeitamente uma com a outra. Em situações como essa, a uma alta precisão dimensional é fundamental.

Há diversos fatores que podem afetar a precisão, como por exemplo a contração térmica. A seguir, vamos entender sobre os principais segmentos de mercado que utilizam peças com grande precisão dimensional e algumas particularidades sobre o processo de moldagem por injeção.

Segmentos que utilizam peças com grande precisão dimensional

Entre os principais mercados que utilizam peças com grande precisão dimensional, estão os componentes elétricos, aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, artefatos médicos, aparelhos ortodônticos e também na indústria de relógios. Não raro, também são encontradas em embalagens de cosméticos e outras aplicações.

O processo de moldagem por injeção

O processo de moldagem por injeção tem por objetivo moldar uma peça plástica com formatos variados e complexos, com alta tolerância dimensional, forçando o material sob pressão dentro de uma cavidade. Do design da peça à operação de extração na injetora, é preciso estar preparado para se deparar com dificuldades muito particulares, como por exemplo, as rebarbas, já que em muitos casos, não podem haver marcas relativas à extração das peças.

No processo de moldagem por injeção, o material é alimentado através de um funil, e é direcionado para o interior da máquina que possui uma rosca sem fim. Esta tem a função de transportar, fundir/amolecer, misturar, homogeneizar e plastificar o material. Ao final deste percurso, o material passa pelo bico de injeção até encontrar-se com o molde. A pressão é mantida até que todo o molde seja preenchido e o material tenha se solidificado. Após essa etapa, o molde é aberto e a peça é ejetada. O molde se fecha, e o ciclo é iniciado passando-se da fase de injeção para a fase de recalque, a qual fica responsável por permitir a correção da contração volumétrica do material, dando assim a condição de ajuste dimensional da mesma.

Construir adequadamente o molde de injeção com as dimensões corretas na cavidade a fim de permitir o dimensional adequado da peça final, usar o material plástico adequado à necessidade de baixa contração volumétrica do material e usar corretamente os parâmetros de processo por injeção são os principais fatores que levam ao sucesso de atingir a precisão dimensional nas peças plásticas injetadas.

O processo de moldagem por injeção é capaz de conferir detalhes muito importantes para a peça final, como roscas, furos, travas e dimensões perfeitas para o melhor encaixe, sendo muito utilizadas na indústria automotiva (painéis de carros), em utilidades domésticas (peças de máquinas de lavar roupas, por exemplo), entre outras.

O fator chave para que esse processo seja largamente utilizado na indústria de transformação é a sua alta produtividade. As peças produzidas devem ser livres de rechupes, vazios, poros, bolhas, empenamento, e devem apresentar estabilidade dimensional, resistência e rigidez.

Materiais ainda melhores

A utilização de polímeros na indústria tem revolucionado a produção ao longo dos anos. Por meio dos acabamentos e da precisão dimensional, esses materiais e os produtos fabricados podem ser ainda melhores, garantindo uma experiência mais satisfatória para o consumidor, comprador e inclusive ao usuário final.

Além de da experiência no processo de injeção plástica, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de atividades teórico-práticas de seus sócios. Atualmente, somos a principal indústria de injeção de plástico em Joinville.

Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros, processo de injeção e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Nord West
Compartilhe