Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Fevereiro, 2018 | Inovação

Plástico de nanofibras de celulose é uma realização brasileira

Plástico de nanofibras de celulose é uma realização brasileira


Pesquisadores da Escola de Engenharia da USP, em São Carlos (SP), desenvolveram um método que produz poliestireno, um tipo de plástico, utilizando fibras e nanofibras de celulose, a qual as matérias primas são bagaço de cana de açúcar, vegetais e eucalipto.

O plástico de nanofibras poderá ser utilizado desde a construção civil até automobilística e componentes eletrônicos. O material tem amplo potencial de duração, resistência e baixo custo.

Nanofibras de celulose já são uma revolução no mercado industrial

A indústria do plástico tem uma resina que é importantíssima comercialmente no mercado, o poliestireno. Por ser derivado do petróleo e por isso ser agressivo, os pesquisadores resolveram buscar uma fórmula mais saudável e que, ao mesmo tempo, é tão forte quanto o aço.

O resultado foi satisfatório, pois conseguiram desenvolver um compósito com propriedades mecânicas muito melhoradas quando comparadas aos materiais originais.

Compósitos são materiais formados por um ou mais materiais e que resultam em algo bem melhor, com propriedades mais ricas. Os compósitos são feitos para suprir a demanda do mercado de sempre criar algo novo e melhor, que substitui o convencional como ferro, aço e alumínio, por exemplo.

A produção da nanofibra em laboratório dispôs de características únicas, que tornam o material especial, leve e resistente a exposição de temperaturas diferentes e elementos químicos.

O plástico biodegradável

Bioplásticos são formados por resinas biodegradáveis e suas matérias primas derivam de fontes renováveis. São derivados de produtos animais e vegetais como amido, quitina e celulose.

Os plásticos biodegradáveis decompõe-se com mais facilidade e em menos tempo ao entrar em contato com a terra, ar e umidade, diferente de resinas petroquímicas que permanecem muito tempo em decomposição para sofrer alterações.

Por esse e tantos outros motivos o plástico de nanofibras revolucionará o mercado, além de baixo custo e grande durabilidade.

Fonte: https://plasticovirtual.com.br/

Artigo de
Marcelo
Compartilhe