Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Fevereiro, 2018 | Conhecimento

Termoplásticos, PET e o Polipropileno

Termoplásticos, PET e o Polipropileno


Desde a descoberta dos polímeros, termoplásticos e PET, a produção do plástico foi colocada em destaque na indústria. O poder do plástico no mercado foi tão decisivo e invasivo que ocupou o lugar, em vários tipos de uso, da madeira, alumínio, ferro e até fibras.

Termoplásticos

Durante muito tempo o PET (plástico das garrafas pets, por exemplo) esteve totalmente presente em quase todos os produtos com embalagens que usamos. E até então, ele era o termoplástico mais usado do mundo, além de ser o com maior número de reciclagem.

Termoplástico é um material maleável quando encontra-se em condição de calor específico. Ou seja: em uma temperatura elevada, perde sua forma e pode-se moldar da qual desejar. Após esfriar, volta ao estado sólido.

Polipropileno

O Polipropileno, mais conhecido como PP, é derivado do propileno e também é termoplástico. Atualmente é utilizado com frequência devido ao seu baixo custo e características positivas para a produção.

Encontramos o polipropileno no nosso dia a dia em brinquedos, móveis plásticos, carros, suportes eletrodomésticos, carpetes, embalagens, copos plásticos, material hospitalar, etc.

PET

PET, como é popularmente conhecido o polímero Politereftalato de etileno, foi descoberto em 1941 e, desde então, revolucionou o mundo das embalagens e tecidos.

O poliéster, muito utilizado na fabricação de roupas que não amarrotam, foi empregado na fabricação de garrafas descartáveis e, desde então, recebeu o nome PET.

O PET tem baixo custo, permite alta produção e reutilização. Com ele temos duas vias: o descarte exagerado por ser comum, barato e encontrado em quase todas as prateleiras do mercado e a reciclagem, que tornou-se muito mais conhecida pela popularização (e poluição) da PET.

Ambos tipos (Polipropileno e PET) são muito utilizados no mercado atual. Quando não é pelo preço, é pela qualidade ou pela facilidade de produção. E os termoplásticos e polímeros, são incansavelmente estudados e testados para que possam ser descobertas novas formas de trabalhar com eles e o plástico continuar a dominar seu setor.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe