Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Agosto, 2018 | Conhecimento

A utilização de aditivos na injeção plástica

A utilização de aditivos na injeção plástica


Quando se pensa na utilização de aditivos em combinação com materiais plásticos, é inevitável lembrar que esses recursos podem ser utilizados para fins estéticos como cor e aparência. Contudo, esses elementos também podem desempenhar um papel muito mais amplo em todas as partes do ciclo de fabricação e uso do plástico, modificando a criação, o processamento, a forma e até mesmo a função dos polímeros.

Essencialmente, os aditivos permitem que um plástico desempenhe melhor seu uso pretendido. A seguir, veremos alguns dos benefícios e os aditivos mais utilizados no processo de injeção plástica.

Aditivos para aumentar a resistência

Por conta da origem diversa, os polímeros possuem propriedades diferenciadas, o que faz com que determinados elementos sejam mais resistentes do que outros. Os aditivos, por sua vez, podem servir para tornar até mesmo os polímeros mais resistentes ainda mais duráveis, especialmente ​​para usos nos quais o desgaste será maior por conta da aplicação.

Pára-choques de automóveis, componentes de avião e até mesmo plásticos usados ​​em eletrodomésticos, são reforçados com aditivos para resistir ao stress, vibração, frio, calor e outros efeitos adversos que experimentam ao longo do ciclo de uso.

Aditivos para tornar os plásticos mais leves

Assim como os aditivos podem aumentar a resistência de um polímero, esse recurso também pode ser utilizado para alterar outra propriedade física, a massa (em gramas). A redução da massa de um componente pode ser o fator chave para tornar um item mais fácil de manusear e transportar, o que acarreta um grande impacto financeiro, reduzindo drasticamente a massa final de carros e aviões, por exemplo.

Aditivos para aumentar a segurança

Os aditivos também podem contribuir para tornar o uso de polímeros ainda mais seguro no setor alimentício e médico. Os estabilizantes, por exemplo, garantem que nenhuma parte da composição do plástico se combine ao medicamento ou alimento, permitindo que o uso permaneça seguro e adequado para a saúde humana.

Aditivos para plásticos mais ecológicos

Contribuindo para a sustentabilidade, tanto na fabricação quanto no descarte, alguns aditivos permitem com que certos plásticos se tornem materiais ecologicamente corretos.

Além disso, em alguns casos, os aditivos correspondem a uma porcentagem na composição muito maior do que a do plástico em determinados produtos. Essa baixa quantidade de plástico na composição de um produto pode resultar em uma economia significativa no uso de energia, por exemplo.

Os aditivos também podem ser utilizados para tornar alguns plásticos biodegradáveis. Como o plástico é altamente modificável no nível molecular, podem ser formulados para se decomporem em formulações de elementos simples, como água ou dióxido de carbono.

Aditivos mais utilizados na injeção plástica

  • Cargas Minerais: conferem melhora de propriedades mecânicas, estabilidade dimensional, rugosidade de superfície e promovem redução de custo;

 

  • Antioxidantes: retardam ou evitam o processo de termodegradação dos polímeros em presença de oxigênio e calor durante o processamento e/ou diretamente no produto final;

 

  • Antiestáticos: previnem o acúmulo superficial de cargas eletroestáticas no produto final;

 

  • Auxiliares de Fluxo: reduzem linhas de fluxo e aumentam produtividade em produtos durante a etapa de injeção;

 

  • Estabilizantes UV: protegem os produtos plásticos, sob ação da radiação UV, proporcionando maior durabilidade;

 

  • Deslizantes: reduzem a ação de atrito superficial em filme e, conseqüentemente, aumentam seu deslizamento;

 

  • Antibloqueio: previne o bloqueio/aderência entre superfícies poliméricas;

 

  • Expansores: são adicionados ao polímero com a finalidade de reduzir a massa final do produto e melhorar propriedades dielétricas, de isolamento térmico e acústico;

 

  • Antifog: evita a formação de gotas na superfície interna e externa dos filmes causadas pela condensação de água;

 

  • Retardantes de chama: modificam o comportamento ao fogo em diferentes misturas poliméricas;

 

  • Outros aditivos: temos outras linhas de aditivos, como antiderrapantes, compostos de purga, dessecantes, difusores de luz, clarificantes, branqueadores ópticos, nucleantes, modificadores de impacto, desmoldantes, etc.

Produtos ainda melhores

A utilização de polímeros na indústria tem revolucionado a produção ao longo dos anos. Com o uso dos aditivos, esses materiais e os produtos fabricados podem ser ainda melhores, garantindo uma experiência mais satisfatória para o consumidor, comprador e inclusive ao usuário final.

Além de da experiência no processo de injeção plástica com o uso de aditivos, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de atividades teórico-práticas de seus sócios. Nesses anos, muitos casos de sucesso passaram pela empresa que encontrou em conjunto com seus clientes a solução mais adequada ao produto final.

Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros, processo de injeção e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Marcelo
Compartilhe