Com a inovação tecnológica, empresas e organizações têm a necessidade, a cada dia mais urgente, de desenvolver tecnologias e novos projetos para o mercado. Tendo em vista a competitividade desse segmento, aliada à pressão crescente para reduzir os custos e abreviar o tempo de chegada ao consumidor, é necessário que essas ideias aconteçam em um período de tempo cada vez menor, atendendo às demandas de um mundo a cada dia mais globalizado.
Com o crescimento do uso de peças de plástico em quase todos os setores, desde os menores componentes até aos grandes painéis inteiros para veículos, a necessidade de uso desta tecnologia tem crescido exponencialmente a cada dia.
Nesse contexto, muitas empresas apostam na integração dos sistemas CAD/CAE/CAM (Computer Aided Engineering) que ajudam a diminuir o tempo e, por consequência, o custo final do projeto de determinado produto. Esse tipo de sistema permite uma simulação do modelo matemático a ser criado, reduzindo, por exemplo, custos com protótipos físicos, prevendo possíveis falhas e auxiliando na redução de custos desse processo.
O MPI (Moldflow Plastics Insight), conhecido como a versão mais completa do Moldflow, é um software CAE desenvolvido pela Moldflow Corporation em 1974 na Austrália. A principal função dessa ferramenta é a análise detalhada da injeção de peças plásticas, auxiliando na definição mais correta dos detalhes construtivos do molde e assim auxiliando no projeto de produto e molde.
Entre novas versões e atualizações, hoje, é possível obter informações como distribuições de pressão, tempo de preenchimento, distribuição de temperatura, perfil de velocidades, linhas de solda, força de fechamento de molde e recalque, empenamento, regiões de acúmulo de gases e outros efeitos da modelagem por injeção.
Parâmetros de Análise de fluxo
Os parâmetros analisados na análise de fluxo são baseados no processo de operação/ análise de injeção de polímeros, os quais são apresentados abaixo:
– Tempo de injeção
– Pressão de injeção
– Temperatura da frente de avanço
– Temperatura do material no final do preenchimento
– Contração volumérica após a injeção
– Camada congelada no final da injeção
– Taxa de cisalhamento
– Tensão de cisalhamento
– Tempo de resfriamento
– Aprisionamento de gases
– Linha de emenda
– Força de fechamento
– Temperatura do circuito de refrigeração
– Vazão do fluido refrigerante
– Temperatura do macho/cavidade
No que o software de análise de fluxo pode auxiliar?
Com as informações fornecidas pelo software de análise de fluxo é possível detectar possíveis falhas de projeto que possam prejudicar o processo de injeção do molde. Dessa forma, a produtividade e o nível de qualidade exigido para a peça moldada são assegurados e até mesmo a eliminação de retrabalhos após o tryout pode ser eliminada, possibilitando a redução dos custos de fabricação.
Mesmo com toda a análise e vantagens do software e seus benefícios para a avaliação do molde no momento da injeção é necessário um conhecimento prévio e amplo sobre o que é um molde de injeção e suas funcionalidades, bem como de suas especificações e limitações. Dessa forma, o software de análise de fluxo pode ser usado em toda a sua potencialidade e os resultados positivos ao processo podem ser ainda maiores.
O processo de desenvolvimento de projeto da Nord West
O bom uso de uma ferramenta de avaliação do processo de análise de fluxo está diretamente associado ao desenvolvimento do molde correto. Por isso, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de experiência teórico-prática de seus sócios. Nesses anos, já foram diversos casos de Polímero X Molde solucionados com sucesso.
Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.