Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Conhecimento

Boas práticas de fabricação (BPF)

Boas práticas de fabricação (BPF)


A qualidade dos produtos adquiridos pelo mercado vem se tornando, a cada dia, uma grande preocupação tanto de consumidores como de fabricantes. Para garantir essas características, diferentes ferramentas, conhecidas como Boa Práticas de Fabricação (BPF) têm sido utilizadas não apenas no produto em si, mas para a embalagem que realiza o acondicionamento do mesmo.

 

O que até a década de 50 era exclusivo da indústria farmacêutica, as boas práticas de fabricação passaram a ser essenciais nas indústrias de alimentos, medicamentos, cosméticos, suprimentos médico-hospitalares, bebidas, produtos médicos e veterinários e outros.

 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. Essa preocupação se estende também para a área de embalagens de alimentos e medicamentos.

 

BPF x APPCC

 

A adoção dos métodos de BPF foi um grande avanço para as indústrias, a ponto que a mesma teve que ser aprimorada. Para complementar o mecanismo do BPF foi apresentada, em 1970, uma nova e importante ferramenta às indústrias, o sistema de HACCP (Hazard Analisys and Critical Control Points), em português o chamado APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), desenvolvido pela Nasa (EUA) em parceria com a Pilrsbury Co.

 

No Brasil, o sistema de APPCC foi introduzido nos anos 90, em decorrência das exigências dos importadores na adoção de mecanismos de controle nas indústrias exportadoras. Foi nessa fase que  as empresas começaram a entender que os produtos e os serviços precisariam apresentar melhoria permanente, ter bons preços e satisfazer os anseios dos clientes externos e internos.

 

Como funciona?

 

Em uma indústria, a implementação das Boas Práticas de Fabricação resulta e uma série de processos que possibilitam a comprovação da qualidade dos serviços e, consequentemente, a credibilidade junto ao mercado. Entre eles, podemos considerar:

 

  • Adequação dos aspectos das instalações, procedimentos de higiene pessoal, de superfícies e do ambiente;
  • Avaliação e garantia da potabilidade da água utilizada;
  • Procedimentos do manejo do lixo e outros resíduos e para o controle de pragas;
  • Procedimentos de calibração de equipamentos de medição;
  • Seleção das matérias-primas e fornecedores;
  • Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão e o Manual de Boas Práticas exigidos pela Legislação Sanitária.

As normas que regem as Boas Práticas de Fabricação vão desde as instalações industriais, passando por regras de higiene pessoal e limpeza e conservação do local de trabalho, até a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

Por que escolher uma empresa que adota Boas Práticas e Fabricação?

Ao adotar processos melhores, além de benefícios para a própria empresa, tais como aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios e aumento da competitividade, outros benefícios são perceptíveis e podem tornar-se diferenciais na hora da escolha de um fornecedor de confiança. A implementação das BPF garante às indústrias:

  • Credibilidade pelo cumprimento e adequação às leis;
  • Processos organizados e práticos;
  • Padronização dos processos produtos;
  • Equipe alinhada;
  • Otimização de funcionamento.

 

As Boas Práticas de Fabricação da Nord West

 

Com quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de experiência teórico-prática de seus sócios, a Nord West possui uma vasta experiência no conhecimento e implementação de Boas Práticas de Fabricação, possuindo em seu sistema de qualidade todos os requisitos adotados na BPF.

Se você possui alguma dúvida sobre o funcionamento de nossos processos e como podemos lhe ajudar, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Marcelo
Compartilhe