Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Outubro, 2018 | Conhecimento

Peças que necessitam de acabamento superficial

Peças que necessitam de acabamento superficial


Com o passar dos anos, os plásticos têm se tornado uma alternativa essencial para a indústria. Em razão da sua versatilidade, são utilizados com mais frequência e, em muitos casos, substituindo metais e outras matérias-primas. Técnicas como a pintura e a metalização tem proporcionado aspectos complementares de acabamento às peças plásticas injetadas , garantindo assim um aspecto e brilho de superfície similar ao metal.

Além de ocultar falhas de modelagem e ainda proteger dos efeitos provocados pela exposição à luz e pela ação de agentes externos. Os acabamentos superficiais dão uma nova visão de produto às peças plásticas, dando a sensação de algo mais bem elaborado e com propriedades finais que garantem ao substrato uma vida útil mais longa.

Confira os processos de acabamento mais comuns:

Metalização a Vácuo

A Metalização a Vácuo consiste em um processo de deposição de um metal, como alumínio, zinco, inox e outros sobre o plástico. Uma camada de alumínio é depositada sobre a peça dentro de uma câmara fechada, na qual o ar é retirado para formar um vácuo. O resultado é um acabamento visual decorativo similar ao cromado.

A aplicação pode ser realizada em peças da indústria automobilística (faróis, calotas, rodas, maçanetas, etc.), moveleira: (puxadores, pés de sofás, etc.), cosméticos: (tampas de perfumes), construção civil: (fechaduras, torneiras, sifões, etc.) e outras.

Pintura Eletrostática

Usualmente aplicada em superfícies metálicas, a pintura eletrostática utiliza o princípio da atração e repulsão de cargas elétricas para criar um acabamento uniforme e duradouro nas peças. Esse tipo de acabamento pode ser utilizado em qualquer material carregado eletricamente, desde que seja realizado  um pré-tratamento das peças para garantir a ancoragem da tinta sobre as superfícies.

Texturização

A Texturização é normalmente realizada no acabamento de peças plásticas injetadas. Com essa técnica, a pigmentação do produto é eliminada, permitindo que a pintura seja feita com qualquer cor. O acabamento da texturização é considerado superior, sendo possível, por meio do mesmo, cromar e metalizar a peça.

Produtos ainda melhores

A utilização de polímeros na indústria tem revolucionado a produção ao longo dos anos. Por meio dos acabamentos superficiais, esses materiais e os produtos fabricados podem ser ainda melhores, garantindo uma experiência mais satisfatória para o consumidor, comprador e inclusive ao usuário final.

Além de da experiência no processo de injeção plástica com o uso de aditivos, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de atividades teórico-práticas de seus sócios. Nesses anos, muitos casos de sucesso passaram pela empresa que encontrou em conjunto com seus clientes a solução mais adequada ao produto final.

Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros, processo de injeção e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe