Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Outubro, 2018 | Não categorizado

Polímeros Condutores

Polímeros Condutores


O uso de polímeros condutores vem crescendo muito com o passar dos anos. Esses materiais, que combinam propriedades típicas de plásticos com propriedades ópticas e elétricas de metais e de semicondutores inorgânicos, também possuem outra classe, conhecida como polímeros intrinsecamente condutores, que são considerados como uma nova classe de materiais, também chamada de “metais sintéticos”.

Os polímeros condutores são formados por cadeias com duplas ligações insaturadas conjugadas, que permitem o fluxo de elétrons em condições específicas. Esses tipos de polímeros também não apresentam nenhuma condutividade no estado neutro. Sua condutividade intrínseca resulta da oxidação, redução ou dopagem da cadeia polimérica.

Os agentes de carga que efetuam a redução ou a oxidação do polímero, tornando-o, de isolante para condutor são chamados de dopantes, em analogia à dopagem em semicondutores. Entre os polímeros condutores mais conhecidos destacam-se o poliacetileno, o polipirrol, o politiofeno e a polianilina.

Aplicações dos polímeros condutores

Devido à alta aplicabilidade dos polímeros condutores, o desenvolvimento das pesquisas sobre esse assunto é crescente. O que deu o início a esse desenvolvimento foi a descoberta que o poliacetileno podia funcionar como eletrodo ativo em uma bateria secundária. Além de baterias, os polímeros condutores são apresentados como materiais potenciais para a fabricação de dispositivos eletrocrômicos, coberturas antiestáticas, eletrocatalisadores, dispositivos eletrônicos, sensores e etc.

Os polímeros condutores podem ser utilizados em um vasto número de aplicações que nos trazem vantagens nos ramos tecnológicos, sociais e ambientais. Na eletrônica, podem ser aplicados como baterias, sensores e dispositivos microeletrônicos. O polipirrol e polianilina, por exemplo, são utilizados na proteção de metais, como um revestimento anti-corrosivo. No campo da medicina, os polímeros condutores podem ser usados ​​na produção de músculos artificiais, biossensores e agentes de liberação controlada de drogas.

   

Na área de fontes alternativas de energias, os polímeros condutores estão sendo estudados para uso como componentes ativos de células fotovoltaicas. Eles substituiriam o silício, normalmente utilizado nestes dispositivos, cuja função é transformar energia luminosa em corrente elétrica. Neste caso a eficiência de conversão dos polímeros seria inferior a do silício, porém custo financeiro e energético seria muito menor.

Polímeros condutores mais conhecidos

Poliacetileno

O poliacetileno é um dos polímeros no estudo que resultou no Prêmio Nobel de Química em 2000. O polímero é sintetizado pela reação do etanol, como comercialmente conhecido como acetileno, com o catalisador Ziegler-Natta.

Polianilina

A polianilina é um dos polímeros condutores mais promissores e, portanto, um dos mais estudados. Este polímero, na verdade, é uma família de polímeros que é classificada por anéis aromáticos ligados por átomos de nitrogênio.

Polipirrol

O polipirrol é um dos polímeros condutores mais estudados, que resultou em um prêmio Nobel de Química, no ano 2000, para Alan Heeger, Alan MacDiarmid e Hideki Shirakawa, pela descoberta e desenvolvimento de polímeros condutores. O polipirrol é obtido pela oxidação do pirrol.

Materiais ainda melhores

A utilização de polímeros na indústria tem revolucionado a produção ao longo dos anos. Com a descoberta dos polímeros condutores, esses materiais e os produtos fabricados podem ser ainda melhores, garantindo uma experiência mais satisfatória para o consumidor, comprador e inclusive ao usuário final.

Além de da experiência no processo de injeção plástica, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de atividades teórico-práticas de seus sócios. Atualmente, somos a principal indústria de injeção de plástico em Joinville.

Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros, processo de injeção e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Nord West
Compartilhe