Quando se pensa na utilização de aditivos em combinação com materiais plásticos, é inevitável lembrar que esses recursos...
Com o crescimento do uso de materiais plásticos nas mais diversas tecnologias e mercados, como o agronegócio, o setor odontológico e o farmacêutico, cada dia mais, as empresas estão buscando soluções em polímeros para substituir peças feitas tradicionalmente por outras matérias-primas. Um exemplo disto é a substituição de metais por componentes plásticos, que apresenta uma série de vantagens no processo.
Desde seu surgimento, nos períodos pós-iluministas na Europa, o metal é um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento industrial. Apesar disto, a busca por uma melhor performance e principalmente pela redução de peso e do custo total de uma peça , contribuiu para o desenvolvimento de polímeros com propriedades similares aos metais vem crescendo.
Para melhor uso das vantagens oferecidas, antes da substituição, é necessário revisar o projeto de modo que a produção seja sempre adequada e ainda mais vantajosa com a utilização do plástico. Para isso, é preciso entender as características dos termoplásticos, as possibilidades que esses materiais proporcionam e suas propriedades.
Vantagens e desvantagens
A escolha incorreta de um material pode elevar ainda mais os custos totais do processo de fabricação de determinado produto. Por isso, as diferenças entre os plásticos e os metais devem ser levadas em consideração desde o início do projeto. Vamos aos pontos principais:
Vantagens do uso de plástico
– Peças mais leves por conta do baixo peso específico (5 a 8 vezes menor);
– Menor necessidade de operações secundárias (acabamento, cores e etc);
– Amplas possibilidades de projetos;
– Melhor resistência química e à corrosão;
– Excepcional resistência mecânica de alguns grades de polímeros.
Desvantagens do uso de plásticos
– Menor desempenho na função isolante térmico para altas temperaturas;
– Baixa condução de calor;
– Tempo maior para degradação no meio ambiente, quando não descartados corretamente.
Vale a pena substituir metais por plásticos?
A substituição de metais por plásticos não apenas é válida, como também vantajosa, em razão das inúmeras vantagens apresentadas. Além disso, por conta do crescimento e do desenvolvimento das pesquisas na área, os polímeros têm apresentado novas soluções e melhorias significativas a todo momento.
Apesar das vantagens, é necessário estar sempre atento para que essa substituição seja bem sucedida. Por isso, a seleção do polímero mais adequado, desde antes do início do projeto, deve ser realizada por profissionais capacitados na área e com pleno conhecimento tanto do processo, como das características dos materiais utilizados.
Saiba mais sobre polímeros
Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.
Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento. Conheça também os polímeros que fazem parte da Pirâmide de Polímeros da Nord West.